O processo de migração da rede de TDT no território nacional implica a ressintonia, por parte dos utilizadores, dos recetores / televisores de TDT. Para auxiliar as populações, no início do processo, a ANACOM disponibilizou um serviço de apoio gratuito aos utilizadores da TDT, através de uma linha de atendimento telefónico e, para os casos mais complicados disponibilizou equipas técnicas no terreno para se deslocarem a casa das pessoas que assim o solicitassem.
Para dar resposta às populações nos locais em que as equipas da ANACOM já não estarão presentes, a ANACOM assinou com a ACIST um Protocolo, no sentido dos seus associados Instaladores efetuarem esse serviço e poderem contribuir para o sucesso desta complexa operação de âmbito Nacional.
O trabalho do Instalador será remunerado num valor fixo de €35, por cada deslocação e sintonia dos recetores / televisores TDT, em cada morada, independentemente do número de equipamentos a sintonizar e da distância percorrida, podendo e devendo o Instalador indicar qual a área geográfica que pode abarcar.
Para aderir a esta Parceria deverão candidatar-se através do preenchimento da Ficha de Manifestação de interesse.
Os interessados serão comunicados à ANACOM, que tratará de todos os detalhes diretamente com o Instalador.
Publicamos as Condições da Prestação de Serviços, acordadas entre a ACIST e a ANACOM, para que possam perceber toda a dinâmica do processo.
Cada técnico aderente terá direito a um cartão identificativo de “Técnico ACIST” que comprovará a certificação / autorização para se deslocarem a cada dos utilizadores TDT.