Home > Loja Online > Publicações Técnicas

Publicações

Oportunidades de Mercado Associadas à IoT no Segmento de Cidadãos com Necessidades Especiais

A tecnologia evolui vertiginosamente, fazendo com que recentes inovações se tornem rapidamente obsoletas. Desta forma, urge proceder ao permanente acompanhamento e adaptação ao futuro tecnológico. A internet das Coisas (IoT – Internet of Things) revela o enorme potencial das ligações entre dispositivos no mundo virtual e físico, em diversos domínios, incluindo a melhoria da qualidade de vida das pessoas portadoras de necessidades especiais. Em Portugal há mais de 630.000 cidadãos com necessidades especiais, incluindo vários tipos de dificuldades – visual, auditiva, motora, entre outras. Adicionando os cidadãos com um grau de incapacidade superior a 80% às pessoas portadoras de deficiência, chega-se a 11,6% da população portuguesa. A nível mundial, a OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que 15% da população seja portadora de alguma forma de deficiência, resultando em mais de mil milhões de pessoas com algum tipo de necessidade especial. Este grupo constitui uma enorme minoria com tendência a aumentar, devido ao envelhecimento da população. A promoção do bem-estar dos cidadãos com necessidades especiais conduz a oportunidades de mercado, que poderão ser exploradas criativamente. A ACIST, na linha das suas iniciativas editoriais sobre o mundo das telecomunicações, publica agora o resultado das pesquisas que realizou sobre Oportunidades de Mercado Associadas à IoT, no Segmento de Cidadãos com Necessidades Especiais. Desejamos-lhe, como sempre, bons projectos!

Preço a consultar

Saiba Mais

Dossier ITUR

A ACIST tem ao longo de muitos anos acompanhado a evolução do quadro legal e regulamentar das telecomunicações, quer ao nível dos edifícios (RITA e ITED), quer ao nível dos loteamentos e urbanizações (ITUR) procurando contribuir para facilitar a divulgação e compreensão das normas ITUR. Ao publicarmos este Dossier ITUR 2 esperamos que o mesmo possa ser de grande utilidade para projetistas e instaladores. Este Dossier ITUR 2 integra a publicação do texto integral do Manual ITUR – 2ª edição, em vigor, respetivos procedimentos e FAQ’s publicados pela ANACOM, aspetos legais, bem como a abordagem de temas que nos parecem de interesse para o esclarecimento dos diversos intervenientes neste tipo de operações urbanísticas. Como sempre desejamos – Bons projetos, melhores instalações!

Preço a consultar

Saiba Mais

Dossier ITED 3, Reabilitação Urbana e os Desafios da IoT

A ACIST tem ao longo de muitos anos acompanhado a alteração que o fantástico mundo das telecomunicações tem experimentado. Os nossos seminários têm mantido o foco no ITED e na expansão da Internet das Coisas (IoT). A reabilitação urbana tem ganho uma crescente importância na atividade imobiliária. Também a Internet of Things (IoT) tem assumido uma crescente importância nas soluções de telecomunicações, nomeadamente ao nível da segurança e da comodidade dos utilizadores, especialmente daqueles que se designam por cidadãos com necessidades especiais. A reabilitação urbana foi um dos objetivos da ANACOM aquando da publicação do Manual ITED – 3ª edição e vamos neste dossier debruçar-nos sobre os aspectos mais virados para as infraestruturas dos edifícios já construídos, procurando que o mesmo seja de grande utilidade para projetistas e instaladores. Como sempre desejamos – Bons projetos, melhores instalações !

Preço a consultar

Saiba Mais

Dossier ITED 3

A 3ª edição do Dossier ITED está junto de si !… A ACIST tem, ao longo dos anos, acompanhado a alteração que o fantástico mundo das telecomunicações tem experimentado. Temos sido líderes no ITED e posicionamo-nos para continuar a sê-lo, nomeadamente através das atividades de divulgação dos diferentes aspetos do enquadramento técnico e legal - promovendo a formação, a realização de seminários, a publicação de dossiers técnicos. Tendo a ANACOM publicado o Manual ITED – 3ª edição e na perspetiva de que a melhor forma de o cumprir é conhecê-lo, e melhor forma de o conhecer é tê-lo sempre por perto, procedemos a esta edição do Dossier ITED3, que estamos certos será de grande utilidade para projetistas e instaladores. Como sempre desejamos – Bons projetos, melhores instalações!

Preço a consultar

Saiba Mais